No meu segundo retorno de Saturno
Acabei de entrar numa etapa que é um marco na vida de todos nós. Ao longo da nossa vida temos três marcos destes com um espaço de 30 anos entre eles. Eu acabei de entrar na minha segunda etapa mais importante do mapa astrológico. Para quem não sabe, o retorno de Saturno dura cerca de dois anos e meio e acontece quando Saturno volta à mesma casa onde estava quando nós nascemos cada 30 anos. No meu caso, Saturno acabou de entrar em Carneiro na minha casa 12. Não me vou alongar em toda uma interpretação que até a mim é difícil de entender mas sei que vou entrar numa etapa de maturidade com um professor que não deixa escapar nada (Saturno) e quero assinalar este momento com um blog. A escrita é uma das minhas ferramentas como vocês tão bem sabem.
Comecei esta etapa com um dos momentos mais importantes da minha vida. Um momento que exigiu, total fé, foco, autoridade, confiança e sobretudo coragem. Um momento que me colocou totalmente fora da minha zona de conforto e onde vim a perceber que me senti muito bem. Fiquei a conhecer características da minha identidade que desconhecia totalmente. E vocês perguntam, que momento foi esse? E eu peço desculpa por não contar, porque aquilo que eu fiz, o resultado do passo que eu dei na realidade só é importante para mim e para a minha familia, mas aquilo que eu aprendi vai afectar todos à minha volta. Sinto-me em paz, confortada, ressuscitada, e totalmente autêntica.
Andei portanto a matutar ultimamente naquilo que queria fazer para assinalar este momento que não fosse tão fugidio como um feed de instagram. Durante uma das maiores transformações da minha vida alimentei consistentemente um blog chamado aqui pelo campo, que me ajudou a integrar também um grande passo de coragem. Um divórcio e um outro tipo de retorno, o retorno ao retiro da minha Paz.
Portanto começa hoje, aqui, sem obrigações nem horas marcadas um Blog, essa coisa que se tornou quase fútil, mas que recentemente renasceu com o Substack , onde sempre que me apetecer e me sentir entusiasmada, passarei por aqui para ir cantanto como está a ser o meu Retorno de Saturno. Tenho grandes aspirações em varias areas da minha vida, mas sem ambições desmedidas. Estou a viver uma longa despedida ao lado da minha mãe e ao mesmo tempo, ao longo deste ano que passou, despedi-me de uma parte de mim com ela. A mudança que se operou dentro de mim foi, eu diria avassaladora, quer interiormente, em crenças e confrontos (mesmo confrontos ) com a finitude da vida, pela primeira vez vista através dos meus olhos, quer com a reformulação da minha imagem no espelho, corpo e guarda roupa. Tudo começou a mudar. Ainda está a mudar.
Convido-vos então a viver este momento com empatia, e que seja também para vocês uma wake-up call que talvez vos ajude quando tal como eu chegarem ao vosso segundo retorno (58…60 anos)
Pelo meio há tanto para contar. Momentos de atelier, e plantas, livros, as visitas à minha mãe e a constante transformação da minha casa. As cores que mudam na minha vida, e os vários desenhos que os meus abstractos vão desenhando, e as minhas idas sozinha a Lisboa. Neste momento, estou sentada virada para o meu pequeno jardim que está finalmente a ser pintado. A cerca que lhe coloquei há quase 10 anos atrás. Esta simplicidade sempre me entusiasma.
Casa Oliver guest house. O meu refugio Lisboeta.
Vem-nos por aqui?*